Peixes

Bicuda

Bicuda - Foto 1

BICUDA

Nome Popular
Bicuda

Nome Científico
Sphyraena spp.

Família
Sphyraenidae

Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul).

Descrição
No Brasil cinco espécies da família Sphyraenidae são conhecidas por Bicuda: Sphyraena guachancho (bicuda), Sphyraena borealis (bicuda) Sphyraena picudilla (bicudinha, barracudinha), Sphyraena sphyraena (bicuda da lama) e Sphyraena tome. São peixes de escamas; corpo alongado e um pouco comprimido; boca grande com dentes caninos. A coloração geral é prateada com dorso mais escuro e algumas faixas escuras, indistintas, nos flancos. O último raio das nadadeiras dorsal e anal é alongado. Na maior delas, a Sphyraena guachancho, as nadadeiras pélvicas e anal possuem a margem preta e a caudal uma faixa preta nos raios medianos. Pode alcançar 1m de comprimento total e 5kg

Ecologia
Espécies costeiras, de superfície, muito comum nas proximidades dos recifes e ilhas. Vivem em cardumes pequenos ou grandes, sendo que os indivíduos maiores são solitários. Alimentam-se de peixes e crustáceos. Tem valor comercial em algumas regiões e é importante para a pesca esportiva.

Equipamentos
Equipamento do tipo médio e linhas de 10 a 20 lb.

Iscas
Iscas artificiais, como plugs e colheres, e iscas naturais, peixes pequenos.

Dicas
Aproxima-se mais entre os meses de outubro a março de cada ano. Pega bem de dia em artificiais e a noite na isca de sardinha.

Recorde
1,14 kg/2 lb 8 oz para a bicudinha Sphyraena picudilla

Entre em Contato